Commedia Dell’Arte para Crianças

A trupe do diretor de teatro italiano Roberto Innocente inovou mais uma vez. A partir do dia 21 de setembro, quarta-feira, todos os elementos da commedia dell´arte estarão contando uma história para os pequenos. Trata-se da montagem infantil “A História de Todas as Histórias”, que estreia no teatro Regina Vogue, no Shopping Estação.

A peça é uma grande viagem ao universo inventivo e criativo das crianças, conduzida por quatro personagens clássicos da Commedia: Arlequim, Pulcinella, Doutor e Colombina. Os quatro possuem personalidades distintas e, em meio a sua grande brincadeira, chegam à empatia com as crianças. “O Arlequim é um curioso, mas também tem medo de tudo; o Doutor sabe tudo; a Colombina é como a maioria das meninas, que são mais maduras e mediadoras; e o Pulcinella é o guloso”, descreve Innocente. Durante a história, os personagens encontram outros, como o Pantaleão e o Pierrot.

O texto foi escrito pelo autor italiano Gianni Rodari, com co-autoria de Roberto Innocente, que adaptou a peça para o Grupo e traduziu o texto para o português. “A História de Todas as Histórias” foi inspirada nas brincadeiras infantis e também traz algumas lições, como os cuidados com a higiene e a descoberta do corpo – tudo com a ajuda da fantasia. Outra mensagem da peça é relacionada ao percurso que todos precisam passar, que apresenta dificuldades, mas traz uma boa dose de diversão e desafios. A montagem retrata figuras que personificam o medo nas crianças, como o “homem do saco”, mas mostra que é possível lidar com essas situações.

Esta é a primeira vez que uma peça que usa as máscaras e os personagens da commedia dell´arte é criada e encenada para o público infantil. Além disso, trata-se da primeira parceria com a artista Regina Vogue, que assina a direção de produção nesta montagem. Para ela, “é valoroso levar uma linguagem diferenciada como essa para o teatro infantil”. Roberto Innocente reforça: “na Europa, o teatro é uma forma alternativa de educar as crianças, que usa os jogos, as brincadeiras e a curiosidade das crianças como forma de aprendizagem”. Neste caso, tudo o que está em cena tem um sentido. Os personagens têm uma relação muito especial com os objetos, que se tornam mais do que realmente são a partir da imaginação dos atores em cena. O grupo Arte da Comédia mostra nova formação, contando com novos atores no elenco, como Lucas Mattana, Caroline Marzani, Guto Scheremetta e Vani Pampolini.

O espetáculo “A História de Todas as Histórias” é dirigido a crianças com 7 anos ou mais. Mas, os menores podem vibrar com os movimentos rápidos dos atores, as máscaras, os instrumentos e o visual da montagem. Há condições especiais para escolas que desejem levar seus alunos para apreciar a peça.

Serviço:
A História de todas as Histórias
Grupo Arte da Comédia
Datas e horários: de 24/09 a 30/10*, sábados e domingos 16h
Local: Teatro Regina Vogue — Shopping Estação – Av. Sete de Setembro, 2775 Centro
Ingressos: R$15 e R$7,50 (meia)
Informações: (41) 2101 8292 ou 2101 8293 (Teatro Regina Vogue).
*dia 09/10 não haverá apresentação

Sinopse A HISTÓRIA DE TODAS AS HISTÓRIAS

Quatro personagens-tipo de crianças em máscara: Arlequim, Pulcinella, Doutor e Colombina. Em busca da misteriosa voz do “homem que não está”. Começam o longo caminho através de mundos desconhecidos. A primeira etapa é o mundo dos medos, onde os ameaçadores “Homens do Saco” querem pegá-los.

Ao fugir, chegam ao “mercado das palavras”, onde Pantaleão vende palavras cotidianas e Pierrot palavras poéticas. Continuando o caminho chegam à Ilha dos Contos, onde mora uma velhinha, dona da ilha. Pantaleão, no entanto, precisa costurar o dedo que um tubarão cortou da sua mão.

É preciso fazer o hospital e costurá-lo. Reaparece, então, dentro de uma casinha, a “voz misteriosa” do “homem que não está”, pedindo ajuda. Mas dentro da casinha só há um grande espelho e “Eu no espelho”.

FICHA TECNICA

Direção, Cenários e Máscaras — Roberto Innocente
Diretora de Produção — Regina Vogue
Produtor Executivo — João Graff
Elenco — Alaor de Carvalho, Lucas Mattana, João Graff, Caroline Marzani, Guto Scheremetta, Vani Pampolini.
Iluminador — Nadia Luciani
Figurinista — Tadica Veiga
Músico-Compositor — Paulo Demarchi
Cenotecnico — Greg Bassani

Todas as informações e opiniões publicadas no interrogAção não representam necessariamente a opinião do portal, e são de total responsabilidade dos seus respectivos autores.
 
Este post foi publicado emNotícias de Eventos e tags , , , , . Bookmark o permalink. Comentar ou deixar um trackback:Trackback URL.


Spirallab